Cerca de duas semanas atrás fiz uma viagem para a bela cidade de Ouro Preto, na qual participei de um evento chamado "ENEJ - Encontro Nacional das Empresas Juniores".
Empresa Júnior, o que é isso? Uma Empresa Júnior é uma empresa gerida por universitários. Isso mesmo, os estudantes, com orientação de seus professores, desenvolvem projetos para atender ao mercado e desenvolver o empreendedorismo.
Mas desde quando existe isso? O Movimento Empresa Júnior surgiu em 1967 na França e chegou ao Brasil no ano de 1988, onde encontrou solo fértil para geminar essa ideia. E desde então já foram fundadas mais de 6.000 empresas juniores por todo o país.
Bacana, Giovana! Porém, e como você foi parar nesse evento? Bem, eu fui para o evento pois faço parte de uma Empresa Júnior! No mês de março de 2017 participei do processo seletivo da VERUS- Consultoria Jurídica, e logo assumi uma posição de liderança, primeiramente como Coordenadora de Qualidade e depois como Diretora de Projetos. Então, no mês de junho desse ano deixei meu cargo para me tornar Conselheira e focar em outras áreas da vida, mas claro, de forma que ainda posso acompanhar o crescimento da empresa de perto e auxiliar sempre que possível.
O que aprendi no MEJ: Vocês devem estar se perguntando em que me acrescentou esse tempo dentro do movimento e da empresa, não é mesmo? Pois então, condensei meu aprendizado em cinco tópicos sucintos:
1) ME EXPRESSAR: Sempre fui uma pessoa tímida, apesar de tagarela quando entre amigos e bastante expressiva. A minha dificuldade era utilizar o potencial que eu tinha e equilibrar a timidez com meu crescimento profissional. Como potencial concurseira nunca me preocupei realmente com a necessidade de falar, mas tinha medo de que se precisasse advogar ou vender minhas obras literárias boca a boca eu travaria.
Sim, algumas vezes quando eu ficava muito tensa, hoje acontece em baixa escala, eu simplesmente não conseguia falar. O medo de chegar nas pessoas, de dizer o que penso, de publicar meus trabalhos era muito forte. E estar em uma Empresa Júnior te obriga a lidar com outras pessoas e se desafiar, entrei completamente receosa e saí vendendo projetos. Acredita que na viagem estava vendendo meu livro e já contatei alguns profissionais para desenvolve-lo só pela desenvoltura que desenvolvi?
2)A VER A ESPERANÇA NOS OUTROS: Sou uma sonhadora nata como toda poetisa, porém, parte minha estava bem desencantada com a sociedade. Por vezes olho para a situação social, política e econômica do país e tenho vontade de sair correndo. Como pode haver tantas pessoas corruptas, pessimistas ao extremo e conformadas!
O empreendedorismo vai na contramão de tudo isso, é sobre acreditar. É mais, é sobre lutar por um país melhor, mais democrático, mais empreendedor e mais honesto. Os valores do MEJ e das pessoas que nele estão, porque sim, há um processo seletivo para participar do movimento, é maravilhoso. A sinergia de ver tanta gente com esperança nos faz ter esperança também!
3) A NÃO DESISTIR: Quantas milhares de vezes eu pensei em desistir? Tantos foram os dias que olhei no espelho e simplesmente não queria mais, não queria mais fazer tanta coisa ao mesmo tempo, não queria mais ser escritora, me perguntava se valia a pena sonhar tanto pelo concurso que almejo...
E sabe, na Empresa Júnior também, várias vezes eu olhei para as metas, para o desafios e achei que não seria capaz. Mas a força do sonho e da perseverança me fez enxergar que não vale a pena desistir, o esforço compensa, ainda que gradualmente. Afinal, como diz o ditado "Roma não se construiu em um só dia".
4)VALORIZE AS PESSOAS AO SEU REDOR: A coisa mais bacana que vi na Empresa Júnior foi a variedade de pessoas e a função de cada uma delas. Mapeando os tipos de personalidade percebemos quão diferente as pessoas são e como elas funcionam, no dia a dia e nos trabalhos percebia claramente essa diferença. Observando isso aprendi a valorizar todos os tipos de personalidade e a amar a cada dia mais as pessoas em suas diferenças.
Encontrei muita gente bacana dentro do MEJ e mais ainda, me encantei ao ver que existem funções para todas as pessoas como elas são. Devo fazer um pequeno adendo e mencionar que foi dentro da Empresa Júnior que encontrei meu namorado, pois é, MEJ também é amor, haha.
5)FAÇA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO! Sim, faça planos, metas e objetivos claros para que possa tornar seus sonhos reais. Sonhar é maravilhoso. Realizar é melhor ainda. Sempre gostei de criar metas, mas nunca foram tão claras como agora. Hoje aplico planejamento estratégico em praticamente todas as áreas da minha vida. Se trata basicamente de se organizar, ser pé no chão e realizar. Seja um idealista pragmático!
E POR FIM, SOBRE O EVENTO:
O ENEJ foi um evento super diferente, conheci pessoas dos mais diversos estados do país, tinha gente do Brasil inteiro! Pude me sentir integrada com meu país e ver como apesar de diversos, ainda somos uma nação. Assisti palestras sobre representatividade nas lideranças e sobre o protagonismo feminino e consolidar meu pensamento sobre a força do exemplo. Desenvolvi um plano para salvar uma empresa e se destacar na concorrência, e foi quando descobri que dentro de mim mora um ser muito criativo. E claro, pude contemplar histórias de empreendedores que fazem do seu negócio um ambiente confortável e sustentável, como o Rony Meisler.
Fora isso, tivemos momentos para falar sobre a Brasil Júnior, representante de todas as empresas do país, sobre as conquistas das empresas e alcance no país. E sinceramente, é de admirar como universitários podem impactar o mundo, e mais ainda de saber que serão profissionais da área em pouco tempo e poderão ser pessoas relevantes. Basicamente o evento foi sobre isso, seja uma pessoa relevante!
E para os curiosos, eu passei um pouco pela cidade também, que tinha uma gastronomia típica mineira deliciosa e muitos museus. Pude visitar o Museu da Arte Sacra, o Museu dos Inconfidentes, o centro cultural na praça de Tiradentes e a Casa dos Contos. Ouro Preto é uma cidade pitoresca, tombada pela ONU faz parecer que voltamos no tempo, nos encantar e sair com beleza no olhar! Amei a experiencia e compartilho minhas impressões para te incentivar a também vivenciar algo tão maravilhoso, viaje, seja empreendedor, seja criativo, mas acima de tudo, seja você, porque você tem muito a contribuir.