Eis uma realidade cruel, abrir as redes sociais e ver brigas e mais brigas. O Brasil está polarizado. Mas sabe o que é o pior? O Brasil está polarizado pelo medo!
Alguns com medo de uma piora econômica, da mudança da estrutura social da sociedade e da corrupção. Outros estão com medo de um país extremista, do conservadorismo podar as diferenças socio-culturais e do regresso. O MEDO é o meio que os políticos tem utilizado há pelo menos um século para convencermos a votar neles. Sabe, eles nos tratam como um burro preso ao cabresto, nossas mãos são fantoches para eles, e sangue para nosso próximo.
Infelizmente tenho de dizer que não temos nova política nesse cenário, não, isso é velha política, ao menos no plano da presidência posso afirmar que não há nada novo. Esquerda? Você sabe bem os seus erros, estavam aqui agora há pouco. Direita conservadora? Sim, você sabe o que ela representa, a ditadura não foi há tanto tempo. Podem até fechar seus olhos para não ver, mas não é possível que não enxerguem, isso aqui é o jogo de sempre! E nós? Somos meros brinquedos. Ei, mas seja um brinquedo menos robótico e leia esse texto até o fim, veja os dois lados da moeda e não esmague seu próximo.
Agora, você que é direita, quer saber porque a esquerda tem tanto medo do BOLSONARO? Porque ele representa agressividade às minorias, e isso não há quem negue, seja por ignorância ou por falta de jeito, ele as agride em sua palavras, não uma nem duas, mas várias vezes. Sabe, e não sou eu falando, são os fatos, os depoimentos e falas infelizes. E algumas mentiras também, afinal, pra quem não sabe, "kit gay" era farsa, não acredita? Leia nos links em anexo!
"Mas Giovana, é apenas porque ele é tradicional!" Não meu caro, ser tradicional não deve significar ser repressor nem debochado. Se o mundo fosse invertido, e você homem ouvisse uma piada de que você foi uma "fraquejada" iria achar legal? Se você vivesse em um mundo oposto em que a maioria fosse homossexual e tirassem sarro da sua cara dizendo que você merece apanhar, acharia bom?
Eu sei, parece longe demais da realidade, só que pra muitas pessoas não é. Quem já sofreu algum bullying na vida sabe como é, repressão, ainda que psicológica, deixa marcas para a vida toda. Algumas pessoas, muitas na verdade, tem medo de terem seus direitos podados, de não poderem se beijar mais, se falar, se expressar, viverem com DIGNIDADE. E o medo meus caros, para essas pessoas, não é maior que o antipetismo.
Há muito tempo o ESTADO, um ser forte e imponente, surgiu na face da terra. Era ABSOLUTO monárquico e despótico, era um lugar sem direitos, onde a educação era privilégio e todos eram dominados pela aristocracia.
Com o passar do tempo ele foi crescendo e amadurecendo, lutou bravas revoluções para chegar a puberdade, era LIBERAL, como querem hoje, direitos, liberdades e propriedade, mas naquele tempo não era para todos. Pois é, o Estado cresceu e se tornou um adulto, maduro, ou pelo menos devia ser... Era SOCIAL, direito igual para todos, e algumas diferenças para equilibrar outras diferenças, o Estado de Aristóteles, igualdade geométrica, distribuição proporcional. Mas ele falhou...
O Estado agora está se tornando um velho raquítico que não sabe para onde correr, Absolutismo? liberalismo? Os dois lados são regresso. A Brandeira do gigante está rasgada, ele acordou, mas não foi por um beijo de amor, e sim de ódio.
Esquerda também não é solução? Não bastasse a Guerra Fria, tudo parece estar se repetindo no mundo, aqueles que não conhecem a história estão Fadados a repeti-la. Quantas vezes não ouviu sobre ela? Quantas, meu Deus? Ouviu, mas não escutou! A "res" (coisa em latim) é pública, não privada, a ganância destroncou nossos dedos e só conseguimos nos sujar cada vez mais de sangue.
O seu medo é de que sua família não seja como você imagina, os valores estão perdidos! Mas que valores? Que valores? Será mesmo que o mundo mudou tanto e não vi? Ou sempre foi assim, e agora graças aos direitos, as pessoas tem parado de se esconder e precisar serem hipócritas para se adequar.
A maioria tem medo, pois a minoria junto é grande, mas me diga, em nenhum aspecto nunca foi minoria? Em nenhum momento se sentiu repreendido?
Sabe, o medo político é de se compreender, a economia tem estado em colapso, ano após ano, e que houve roubo, pra mim é fato incontestável. Quem roubou ou não, não vem em questão, porém, bandido não merece o poder, é claro.
Agora o pior de verdade é ver sempre o mesmo durante 20 anos, olhar para países do oriente médio e sentir que vivemos algo não tão diferente. Mas você sabe quem é o culpado? NÓS! O Brasil chegou onde chegou graças ao brasileiro.
Um livro recente que estive lendo sobre empreendedorismo falava que os dois maiores problemas do Brasil é a educação e a fome. Afinal, você consegue estudar com fome? E sabe, a fome reduziu nesses últimos 20 anos, mas a educação piorou. Durante a ditadura e como muitos esperam desse governo liberal é que melhore a educação. MAS DO QUE ADIANTA UM SEM O OUTRO, MEU DEUS? Desde que sou criança que enxergo o erro, basilar, claro, límpido e ignorado. Pão e circo? Não! Segregacionismo também não!
E agora, Giovana? Estamos numa sinuca de bico, a que ponto chegamos? Chegamos no fundo do poço, onde pessoas se veem obrigadas a votar por medo de apanharem e pessoas votam por medo da pobreza. No entanto, eu sou otimista demais para acreditar que tudo está perdido!
VOTE EM QUEM ACHAR MELHOR, REFLITA BEM NO QUE FALEI, MAS FAÇA MAIS, AJA! Agir como?
A nossa Constituição chamada de cidadã previu que esse dia chegaria, a democracia estaria em risco e a sociedade em conflito, por isso criou vários mecanismos que me fazem crer que ainda que qualquer um dos dois ganhe ainda teremos como nos salvar:
-CLÁUSULAS PÉTREAS: Para leigos, basicamente se trata de partes da constituição, tal como a formação da república e os direitos básicos das pessoas são irrevogáveis, não há lei, presidente, nem ninguém que possa derrubá-los, e devemos estar vigilante para qualquer ofensa a eles. No direito tem N mecanismos de defesas quando eles são feridos, ainda mais se diretamente ou por leis abusivas.
-Leis de iniciativas populares: A internet hoje abriu portas para propormos leis, isso mesmo, do cidadão. Nós podemos tomar iniciativa e obrigar nossos governantes a trabalhar para nós!
- Direito a protestar: Sempre, sempre, sempre temos o direto de protestar, se acharem ruim, façamos como Gandhi, resistência sem violência, greve e outros meios.
- Parar de acreditar em tudo que a mídia nos vomita: Procure se informar, estudar e entender a realidade, é bem reconfortante quando se descobre a imensidão de notícias ruins que são FAKE NEWS.
- Pare de reclamar e mude: Chega de pequenas corrupções! Trabalho, empreendedorismo e empatia são coisas que mudam o mundo. Falar mal dos outros não ajuda ninguém.
Por hoje é isso, comentários ofensivos serão denunciados, no mais estou sempre aberta ao diálogo.
Links úteis:
http://www.e-farsas.com/o-livro-aparelho-sexual-e-cia-faz-parte-do-kit-gay-distribuido-pelo-mec.html
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-45595033
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/principalideia