quarta-feira, 8 de abril de 2015

A Felicidade

Satisfação pessoal
Significado na vida, engajamento e prazer, são três fatores que podem proporcionar a chamada felicidade. Em geral as pessoas preferem o terceiro. Buscando a felicidade no consumismo, no sexo, drogas, álcool, entre outros. É como se a sociedade se obrigasse a ser feliz e quando o objetivo não é atingido nos sentimos insatisfeitos, chateados, deprimidos...
O homem em sua essência busca a felicidade e cria meios para se desenvolver em nome dela. Hoje em dia, ela tem sido buscada pelo consumismo, que nada mais é do que a tentativa de atender seus desejos pessoais por meio da posse material. 
Mas isso não faz sentido, considerando o fato dos países pobres terem maior índice de felicidade -ou igual- do que os desenvolvidos. Platão já dizia que a felicidade parte do conhecimento próprio e não de um sentimento de posse. Então percebe-se o quão efêmero e desmedido é o consumismo.
Enquanto isso, a sociedade procura de forma insaciável a felicidade nos prazeres efêmeros. O problema é que tudo em exagero faz mal. Seja pela comida, que causa obesidade, ou pelas drogas e remédios, causadores de dependência. Para tudo  há um limite, inclusive para os prazeres.
A exigência pela felicidade parece ser tanta que se não atingida gera a depressão, uma das doenças que mais cresce hoje. Junto a ela o suicídio, falta de amor próprio e de dar valor ao que se tem. Como no filme “ A procura da felicidade”, o personagem precisa passar por diversas situações para dar valor as coias pequenas. E então encontrar a felicidade. 
Em outras palavras, a felicidade está mais na satisfação pessoal do que nos prazeres. Seria melhor se as pessoas levassem uma vida mais calma, sem exageros. Praticando esportes, lendo, aproveitando cada momento e exigindo menos da vida.  Já dizia Santo Agostinho que a felicidade está em querer continuar a ter o que se tem.


"Não seríamos muito mais felizes se sorríssemos todo dia, dançássemos na chuva, abraçássemos as árvores, pedíssemos desculpas, desenhássemos nossos sonhos, pintássemos o arco-íris de amor, nos declarássemos... Seríamos mais leves.  Pois então, se nós fizéssemos isso." By.: Alguma menina por aí, buscando ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário