sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Up - Altas Aventuras

Esse filme é tão amorzinho que eu poderia assistir uma, duas, três, quantas vezes fosse ao infinito e além! Ainda no clima do mês das crianças vamos falar sobre um filme infantil indicado para todas as idades. O mais gostoso de Up é como vemos a história sendo contruída, da infância à velhice. Mas vamos com calma, falaremos sobre isso mais adiante.

Data de lançamento: 4 de setembro de 2009
Duração: 1h 35min 
Gênero: Animação, Família
Nacionalidade: EUA
Sinopse: Carl Fredricksen (Edward Asner) é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. O terreno onde a casa fica localizada interessa a um empresário, que deseja construir no local um edifício. Após um incidente em que acerta um homem com sua bengala, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado em um asilo. Para evitar que isto aconteça, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para uma floresta na América do Sul, um local onde ele e Ellie sempre desejaram morar. Só que, após o início da aventura, ele descobre que seu pior pesadelo embarcou junto: Russell (Jordan Nagai), um menino de 8 anos.

Opinião: A história dos dez primeiros minutos de filme conta sobre um lindo amor entre um casal, Elle e Carl. Ela uma menina tagarela, ele um menino tímido, ambos sonhadores. Eles se conhecem acidentalmente na infância e começam uma bela amizade a partir do sonho de seres exploradores. Inspirados pelo grande explorador Carles Muntz, sonham em visitar o Paraíso das Cachoeiras e viverem grandes aventuras. Já adultos casam-se e constroem uma bela vida juntos, sempre na tentativa de juntar dinheiro para suas viagens. Porém, com os imprevistos da vida, acabam nunca conseguindo realizar esse desejo. Quando já idosa Elle se vai, Carl passa a se sentir cada vez mais sozinho e perturbado com a ideia de nunca ter realizado o sonho de sua amada. É então que ele conhece um pequeno explorador da natureza, Russel. O sonho do pequeno é ganhar a medalha que lhe falta: ajudar um idoso, para participar da cerimônia de premiação na qual se tornaria um "Grande Explorador". Na tentativa de ajudar o menino Carl pede-o para este capturar um animal que cercava sua casa. Ao mesmo tempo um empresário tenta comprar a casa para construir seus prédios no lugar. Estando para ser transferido a um asilo, nosso caro senhor tem uma ideia, viajar com a sua casa elevada por balões. 
É nesse universo lúdico que Carl e o pequeno Russel chegam ao Paraíso das Cachoeiras, aonde vão encontrar o feroz explorador Muntz (o qual teve seu nome desacreditado por não apresentar o pássaro das cachoeiras vivo), seus cães falantes e o pássaro raro pelo qual Muntz tenta capturar. A reviravolta na história junto à delicadeza com a questão sentimental dos personagens, Russel e seus problemas familiares e Carl lidando com a morte de Elle, são o melhor da obra. Não tenho dúvidas ao dizer que Up é uma das melhores animações da Pixar dos últimos anos.
Carl e Russel são personagens que se completam. Carl que nunca teve filhos e Russel tem o pai sempre ausente. O humor e o drama dos personagens se completam melhor do que queijo com goiabada. É fascinante poder encontrar uma perfeita fusão da vida em uma animação "infantil" de menos de 100 minutos. Fora o quesito da imagem, as cores, o desenho e o recorte das cenas todos perfeitamente produzidos. Up é daqueles filmes que não se tem o que se falar mal, recomendado para todos e eternizado em nossas memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário