sábado, 14 de maio de 2016

What has gone wrong in Brazil? O que deu errado no Brasil?

Uma das coisas que mais prezo é cautela e reflexão, principalmente quando estamos frente a uma situação que nos apresenta discrepantes pontos de vista. E nesse caso, situações que nos deixam confusos. É por isso que sempre devemos parar, pesquisar e ler antes de falar qualquer coisa. Quando li essa matéria da BBC, fiquei bastante satisfeita com a perspectiva que eles apresentaram, mesmo que triste, é real. E é exatamente isso que tem sido passado para o exterior.
Segue a matéria traduzida:
"Dilma Rousseff está suspensa da presidência e encara um impeachment sob acusação de manipulação ilegal das contas do governo
A woman holds a sign that that reads in Portuguese; "Bye Dilma" next to a man holding a puppet in the likeness of Brazil's former President Luiz Inacio Lula da Silva, designed wearing a prison uniform, during a protest outside the hotel where Silva is attending the seminar, "Democracy and Social Justice", in Sao Paulo, Brazil, Monday, April 25, 2016.Ela nega as acusações, dizendo que elas são uma prática comum no Brasil, e acusa seus oponentes de complô. Senhora Rousseff será suspensa por 180 dias, enquanto o julgamento dura. O vice-presidente Michel Temer tomara o posto como presidente interino.
Aqui nós tomamos uma visão de perto dos problemas do Brasil e o que deu errado desde que Dilma foi eleita para o segundo mandato em Outubro de 2014.
O índice de aprovação do seu governo despencou desde que ela ganhou por pouco as eleições de 2014. De acordo com o Datafolha, informado em 11 de Abril, 63% dos avaliados ao redor do país disseram que o governo estava "ruim ou péssimo", apenas 13% disseram que ele estava "bom ou excelente".

Especialistas dizem que isso reflete a desilusão dos eleitores com a recessão e escândalo de corrupção envolvendo a Petrobras. A investigação do escândalo de corrupção, Operação Lava Jato, tem implicado em importantes figuras do partido de Rousseff, mas também em alguns dos seus oponentes.
Um procurador geral do Brasil tem requerido que a Suprema Corte abra uma investigação alegando o envolvimento do ex-presidente Lula no escândalo. Lula não é só o antecessor de Dilma, mas também seu mentor e político aliado. Acusações contra ele refletiriam negativamente em Rousseff.
Os votos na Câmara, em 17 de Abril, a favor do impeachment foi um sério abalo para a Presidente. De 513 deputados, 367 votaram a favor, excedendo confortavelmente a margem de dois terços que era preciso e sendo enviado ao Senado. 
Os senadores votaram no dia 12 de Maio para abrir o impeachment com 55 a favor e 22 contra. E assim, a Presidente foi suspensa.
Economia em depressão
A economia brasileira atravessa a pior recessão em três décadas, sendo acompanhada com a queda no preço das “commodities” brasileiras de petróleo, minério de ferro e soja. 
Em 2015, a economia retraiu em torno de 3,8%, o pior desempenho anual desde 1981. A inflação alcançou 10,7% no fim do ano. E o desemprego atingiu o índice de 9%. E economistas preveem que isso irá piorar nos próximos meses.
A moeda brasileira, que perdeu um terço do seu valor em relação ao dólar em 2015, tem sido outro fator para os adversários acrescentarem as derrotas de Dilma. Eles a criticam pelas intervenções políticas e acreditam que Michel Temer irá manter uma relação mais amigável com os parceiros econômicos.
Um país dividido
A crise política aprofundou antigas rivalidades políticas. Favoráveis ao Partido dos Trabalhadores apontam as melhoras administrativas que Dilma e Lula trouxeram, como a retirada de milhões de pessoas da pobreza e redução da desigualdade.
Brazil's President Dilma Rousseff pauses during a ceremony launching an agricultural plan that allocates billions of dollars to farmers at Planalto presidential palace in Brasilia, Brazil, Wednesday, May 4, 2016Eles dizem que os que alegam contra o governo são uma campanha designada a retirar Dilma e evitar que Lula suba a presidência em 2018. E dizem que a massa de investigados de corrupção são um sinal que abaixo do governo Dilma, os crimes estão sendo punidos mais do que escondidos embaixo do tapete como em antigas administrações.
O fato é que um alto número de membros do Partido dos Trabalhadores estão convictos, eles discutem, para provar que não existiu impunidade.
Opositores a presidente acusam ela de gerir mal a economia e dizem que seu governo esconde corrupção, que tem sido alimentada pelo Partido dos Trabalhadores. Depois de 13 anos do PT no poder, exigem uma limpa."

Gostei que a BBC tenha trago os dois pontos de vista a tona. Mas concluo com minha opinião em simples palavras, não há santos nesta história. O povo tenta manifestar depois de 20 anos sentados em frente a TV. Alguns discutem inutilmente em redes sociais, outros fazem briguinhas com seus amigos. Enquanto isso a velha guerra de poder continua, um quer mais do que o outro. Que a administração da nossa presidente deixou muito a desejar é um fato claro. Mas seria ela um crime para gerar um impeachment? Temer fará seu trabalho melhor? O exterior tem nos visto como uma bagunça? Ficam questões a se refletir.

Segue o endereço da matéria original:
http://www.bbc.com/news/world-latin-america-35810578

Nenhum comentário:

Postar um comentário