sábado, 21 de novembro de 2015

Sensibilidade

Eu ainda estava incerta sobre o que postar essa semana no blog, mas acabei por decidir um assunto o qual seria insensibilidade da minha parte não comentar nada. Bem, na verdade, já publiquei sobre no Instagram, porém ainda há muito a ser falado. A situação atual do mundo incomoda em vários sentidos, os ataques em Paris, os terremos, o tornado no México, a tragédia em Mariana e os muitos outros problemas não tão evidenciados.
Sentir segundo o dicionário Aurélio está relacionado com sensibilidade, conhecer e compreender. E é essa a grande magia da internacionalização do conhecimento, é claro, que muitas pessoas ainda não possuem essa acessibilidade, mas devemos observar o progresso já feito. Quanto mais conhecemos as realidades mais podemos nos sensibilizar sobre a humanidade.
A primeira coisa que precisamos entender é que não é a primeira vez a qual ocorrem tragédias desse tipo, basta lembrar um pouquinho do que estudamos da escola, como as Cruzadas. A questão religiosa causa contrações sociais há muito tempo. Mas talvez o que falte ao mundo, seja olhar para história e ver os ocorridos para não repetir os mesmos erros.
Outra coisa na qual reparei foram as agitações nas redes sociais, eu mesma resolvi me manifestar, o que de fato é positivo, porque torna as pessoas parte do mundo. O único problema é às vezes a superficialidade das próprias pessoas e não do movimento, porque existe uma diferença entre sentir, fazer algo ou apenas se sensibilizar. Todos esses têm importância, mas seria mais positivo que fossemos mais engajados socialmente em geral, não só às vezes, e não usássemos as redes sociais apenas para criticar ou gerar mais atritos.
Gosto muito de pensar que com o conhecimento é como se as redomas de vidro fossem quebradas e nos tornássemos parte do mundo e por isso, participantes dos problemas sociais. Entretanto, ainda não somos homogêneos. Muitos não tem acesso a informação, e esse é o real problema, dar a opinião na internet e participar de alguma ação online demonstrando sensibilidade não é errado de forma alguma. O errado é querermos julgar os outros ou algo sem ter discernimento da dimensão da situação.

Portanto, na minha opinião é maravilhoso ver a humanidade sensibilizada, e sinto tristeza de ver os horrores dessa mesma humanidade. E por isso é que tento fazer algo na minha vida e na vida dos que me cercam para tornar o mundo um lugar melhor. Se pudermos doar, vamos, se pudermos fazer algo pelos outros países, vamos, se pudermos nos sensibilizar, vamos! Sejamos humanos! Afinal, como já dizia o poeta (Drummond) “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo!”.

"Sejamos o mundo! Vamos nos comover por toda humanidade, pelas guerras civis, por Paris, por Mariana e por todos males que nos afligem e venham a nos afligir! Sejamos um todo, sejamos humanos! 
Be the world! Let's go pray for all humanity, for all the civil wars, for Paris, for Mariana(BR) and for all dangers that scare us and can scare us ! Be the all, be human! 
#jesuisparis #wearetheworld #holdon #humanidade#prayforparis"

Nenhum comentário:

Postar um comentário