terça-feira, 8 de março de 2016

Feliz Dia da Mulher!


Estava lendo quando me deparei com um quase conto de fadas, parei para olhar a capa, de novo, era a Constituição Federal. Na verdade, fico impressionada em ver como somos justos na nossa legislação, mas na prática... Porém, vamos deixar esses pormenores para outra circunstância, hoje quero falar sobre um trecho em específico:

Art.5º I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.
Hoje é o dia da mulher e tem algo muito importante a ser tratado: a igualdade de gênero. Pode parecer um assunto chato ou repetitivo, já que se fala cada vez mais sobre, porém, é porque nunca houve tanta preocupação com ele.
 A discrepância de gênero começou lá na Grécia antiga, de onde herdamos nossas tradições políticas, manifestas até hoje. A diferença biológica é natural e existe desde que o mundo é mundo, dizer que homem e mulher são iguais é tão tolo quanto dizer que todo homem é igual(ou vai dizer que nunca ouviu isso?). Ninguém é igual a ninguém, porém sabemos que temos direitos e deveres iguais, sendo assim o justo e bom é o respeito mútuo, independente de sermos homem ou mulher.
Obrigada aos homens que sabem disso e demonstram no dia a dia. Obrigada aos que lembraram hoje da gente (só hoje?). E um: “por favor, cresça!” aos que ainda não aprenderam a serem igualitários. Eu, você, sua mãe, seu pai, seus amigos, seu vizinho, todos temos direito de escolha e deveres, é claro. E lembre-se: Se não comprimirmos nossos deveres não estamos aptos para exigir nossos direitos!

Viva a igualdade, viva os homens (no dia de vocês vamos comemorar, ok?), viva ao fim  do abuso para com as mulheres ( físico, verbal, psicológico...), viva a sociedade do futuro, viva a uma constituição, que se torne real!


Nenhum comentário:

Postar um comentário