domingo, 5 de junho de 2016

O Show de Truman

A forma com que conheci esse filme é bem peculiar. Estava eu refletindo sobre a atuação de atores típicos da comédia em filmes dramáticos quando decidi procurar alguns trabalhos destes no drama (que por sinal é um dos meus tipos favoritos de filme ). Quando encontrei 'O Show de Truman" admito ter ficado com um pé atrás, será que Jim Carrey se sairia bem em um drama? Mas é então que fui surpreendida, ele não só se sai bem como traz um humor crítico que casa muito bem com o drama.



Lançamento 
Dirigido porPeter Weir
Duração1h43min
GêneroComédia, drama e ficção científica
NacionalidadeEUA



Sinopse
:Truman Burbank (Jim Carrey) é um pacato vendedor de seguros que leva um vida simples com sua esposa Meryl Burbank (Laura Linney). Porém algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren (Natascha McElhone), ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional.


Opinião: A história é aparentemente simples e não traz grandes emoções, a não ser em momentos específicos. Truman nasceu em um show de TV e vive como o "protagonista" da história de sua vida que é exibida sem parar. Só tem um pequeno detalhe em tudo isso, ele não sabe de nada.
Imagine que toda a sua vida tenha sido uma grande mentira e que você 
seja apenas um personagem. Desde o conceito de ser humano ao drama de milhares de adolescentes, podemos analisar essa obra de diversas perspectivas. Considerando que somos condicionados muitas vezes pelas situações que nos cercam e coisas que vão além de nosso alcance somos quase tão vigiados quanto Truman.

Mas ainda podemos agradecer por termos livre escolha, do que queremos para nossas vidas, ainda que limitados. E é essa a grande sacada do filme, Truman tecnicamente pode simplesmente sair do estúdio e tudo acaba, mas ele está lá há tanto tempo...  O que ele seria no mundo real? Quem ele seria? Será que nos deixamos presos por medo? Ficam as reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário