sábado, 10 de dezembro de 2016

O Ciclo da Vida

Resultado de imagem para sequoia"Era uma árvore que como eu, amava a chuva e o quente sol... Era uma sequoia, um dia se tornaria forte, alta e imponente. Mas por hora era apenas uma muda com seus primeiros galhos a nascer. Um dia todos nós fomos apenas mudas, não é mesmo? E então fomos crescendo, florescendo, dando frutos(ela não, é claro, sequoias não dão frutos, nem todas produzimos frutos) e nos desenvolvendo. Ela, como eu, havia recebido um ninho de pássaros, o belo sabiá dera a luz a seus pequenos ovos ali mesmo, então a frondosa árvore os recebeu até que aprendessem a voar e fossem embora. É sempre assim, os pássaros vem e vão, alguns também nunca mais voltam, mas tudo bem, o importante é que estejam a voar pelo ar.
Nós tínhamos também outras coisas em comum, quando jovens fomos podadas. Não só podadas, como dizia o jequitibá- um velho amigo- fomos cortadas. Por vezes, apareciam para cortar as pontinhas dos galhos, diziam que ajudava a crescer. Eu acho que funcionava, porque toda vez que isso acontecia, meus braços cresciam mais e mais. Só que houve vezes também que não cortaram apenas as pontinhas. Certo dia acordei com os gritos desesperado de minha cara amiga, o machado havia lhe roubado um galho, este nunca mais cresceu. Certas coisas se "podadas" na base tendem a nunca mais se desenvolver.
Tudo bem, eu disse pra mim mesma depois da perda, temos outros galhos. Mas a sequoia foi ficando fraca e até chegou a secar, quase pensei que ela iria nos deixar. Se não fosse aquela chuva que caiu lavando tudo e levando tudo... Às vezes eu gosto de chuva, ela parece que carrega muitas coisas que nos atrapalham, como o lixo que deixam ao nosso lado, já fui contaminada por ele uma ou duas vezes. Só que isso agora não me importa mais, na verdade, quase nada importa mais...
Depois do alimento para nossas raízes que tinha sido a chuva, estávamos mais empolgadas. O Natal até se aproximava, e com ele todas as decorações festivas que tanto me iluminavam os olhos. Quem sabe até não podassem alguns galhos e folhas para nos dar um belo formato. A ideia de tempos melhores me trazia esperança como não acontecia em muito tempo. Isto é, até o dia em que numa manhã nublada, ele chegou com a serra elétrica. Pensei que seria meu fim, juro que pensei, mas quando assisti a terrível cena me senti mil vezes pior. Era minha amiga sequoia que se iria dessa vez, eu nem sei direito o porquê. Só sei que depois ela já havia sido retirada, morta, estava morta, nunca mais cresceria..."
Giovana de Carvalho Florencio

Nenhum comentário:

Postar um comentário