sábado, 6 de maio de 2017

Clube da Luta

Sabe aquele filme que estava na sua lista há um bom tempo, mas você sempre deixava como segunda opção? Ou ainda, aquele que você pouco sabia da história e só tinha ouvido uma ou duas recomendações? Pois é, Clube da Luta conquistou um espaço de honra entre os cinéfilos, porém, não me parece tão famoso como outros filmes populares. Nesse longa, Edward Norton e Brad Pitt constroem personagens curiosos que trazem uma reflexão psicológica de algumas situações atuais, como por exemplo, a sociedade de consumo. Portanto, os convido hoje para entrarem no nosso clube da luta. 



Data de lançamento: 29 de outubro de 1999 Duração: 2h 19min
Direção: David Fincher
Gêneros: Suspense, Drama
Nacionalidade: EUA, Alemanha

Resultado de imagem para clube da lutaSinopse: Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Opinião:
O Clube da Luta é um filme que trata sobre a vida medíocre que nosso protagonista leva e como ele se rebela contra o mundo que o cerca. O longa começa com uma análise das coisas materiais do protagonista e em como ele buscava no consumismo algo para anestesiar sua falta de perspectiva com a vida. Não sendo isso o bastante, ele começa a sofrer de insônia e descobre uma válvula de escape na participação de grupos de auto-ajuda. Segundo ele, estes eram os únicos locais em que as pessoas realmente paravam para escutar umas as outras.
Essa solução seria ótima, se não fosse uma grande fraude, tendo em vista que nosso protagonista de nada sofria em comum com os seus colegas dos grupos, apenas os frequentava para apaziguar seu vazio. O que ele não esperava era que a presença de outra farsante fosse lhe tirar tanto o sossego como tirou. Nosso protagonista se vê perdido diante de sua farsa e mais uma vez sem perspectiva. É então que ele conhece Tyler Durden.
Assim que o conhece em um vôo de avião, sua vida muda consideravelmente. Sua chegada em casa é seguida da descoberta de que esta pegara fogo e, portanto, ele estaria sem teto até que o seguro fosse aprovado. Então, nosso personagem passa a morar com o recém conhecido Tyler em uma casa caindo aos pedaços, este vive da venda de sabão e é corajoso e intenso, tudo o que nosso protagonista não consegue ser. A mistura desses dois vai criar algo novo, forte e intenso, um clube secreto no qual as pessoas podem descarregar sua raiva por meio de um quase-esporte. Ainda, vemos o relacionamento de Marla com Tyler e o certo asco de nosso protagonista com isso, na verdade com a coragem de Tyler de fazer tudo que ele não conseguia.
Com algumas sacadas inovadoras e críticas implícitas em um roteiro totalmente inovador, podemos dizer que o Clube da Luta foi um filme de vanguarda em seu tempo. Mas ainda nos dias de hoje, quase vinte anos depois, traz uma análise densa e uma mensagem sobre os nossos dramas pessoais, seres imersos nessa sociedade líquida, capitalista e, por vezes, hedonista. Palavras fortes para um filme forte. Não assista esse filme se não tiver estômago, mas por favor, assista esse filme se tiver coração.
 Esse longa não é uma crítica pura ao capitalismo, ele é uma crítica aos comportamentos que o contexto capitalista nos impõe e que muitas vezes nós nos impomos. O filme ainda mostra o quão longe se pode ir quando não se aprende a lidar com a raiva e com os problemas pessoais. A violência exteriorizada pelos personagens , na verdade,é apenas a expressão do que as pessoas têm dentro de si e das raivas que não aprendem a lidar. Vou além, na minha humilde opinião, Clube da Luta trata sobre a relação entre Ego, ID e Superego, mas essa curiosidade deixo para vocês descobrirem... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário