domingo, 4 de março de 2018

Além do otimismo

Meu Deus, Giovana, como você consegue ser tão otimista? Essa foi a pergunta de um amigo meu quando lhe disse como imaginava meu futuro. Talvez eu estivesse sendo bastante otimista, mas não achei que fosse nada fora do normal. Quer dizer, acreditar em si mesmo não deveria ser tão difícil. Isto é, claro que todos temos nossos momentos de baixos, eu admito que há dias em que me sinto um grande nada...
Porém, voltando a curiosa pergunta do porquê eu seria tão otimista, me lembrei de uma caro personagem: Ted Mosby de How I Met your Mother. Ted é um romântico que espera conhecer sua "the one" com quem seria feliz e formaria sua linda família. Mas como nada vem fácil, Ted passa oito temporadas procurando sua amada e quebrando a cara sucessivas vezes. E sim, ele não desiste, chega perto, mas não de fato. E sabe por quê? Porque Ted acredita não necessariamente em destino, mas no tempo e equilíbrio. Acredita no amor. As coisas na vida vão acontecendo gradualmente e há cientificamente falando uma relação de causa e efeito. Então se quiser muito uma coisa e fizer por merecer, é claro que cedo ou tarde a terá. 
Pois é, pode parecer que realmente eu esteja sendo muito otimista, mas ao meu ver são fatos. O que venho dizer por meio desse simples e objetivo texto é a verdade nua e crua. Tudo se trata de trabalhar duro para atingir suas metas. Oh, talvez, nem tudo no mundo seja por meritocracia mesmo, porém, não será isto que irá me barrar. De fato, o mundo é um caos e tem milhares de coisas horríveis ocorrendo todos os dias que são de partir o coração. No entanto, o que penso, é que se pararmos de lutar pelos nossos sonhos e parar de ter esperança tudo terá sido em vão.
Se pararmos de nos importar com as crianças abandonadas, com os moradores de rua, com a política esfacelada, com a guerra na Síria, com o trabalho escravo, com o maltrato aos animais, com o que escolhemos ser para impactar o mundo, e conosco!, tudo estará perdido. Quando não houver nenhum folego de vida nem faísca de esperança, o fogo se apagará por completo e mundo virará um gelo. Não deixe que o mundo perca a humanidade, não perca seus sonhos. Isto vai muito além do otimismo, é sobre lutar e ser humano.
Giovana de Carvalho Florencio

Nenhum comentário:

Postar um comentário