domingo, 25 de janeiro de 2015

Ron Mueck

 Neste mês de Janeiro, eu aproveitei as férias e conheci vários lugares novos durante a viagem. E o local da viagem era São Paulo. Apesar de ser conhecida pelo trânsito movimentado, pela violência e até pelas enchentes; A cidade de São Paulo tem muita coisa boa para nos oferecer.  E exatamente por ser férias os museus estavam lotados.        Quando fui até a Pinacoteca, fiquei sabendo que a estimativa de tempo na fila era de 3 horas. Isso mesmo! E graças a Deus no dia em que fui fiquei menos de 2 horas na fila. O que pode se considerar algo bom. A atração do momento era a exposição do escultor australiano Ron Mueck.  Suas obras são hiper realistas e vendo de perto parecem estar vivas, cada detalhe pode ser observado. Desde os poros e pelos, até as rugas e marcas de expressão. Incrível!

Irei colocar uma breve biografia do escultor a seguir:
"Ron Mueck é um escultor hiper-realista que trabalha na Grã-Bretanha. Cresceu vendo seus pais construírem brinquedos. Sua mãe fazia bonecos de pano e seu pai brinquedos e marionetes. Segundo relatos Mueck adquiriu esse perfeccionismo por causa de seu pai, que sempre exigia que fizesse tudo perfeito, inclusive pedindo para que refizesse.
As obras são incrivelmente realistas e se não fosse o tamanho de suas esculturas certamente seriam fáceis de serem confundidas com pessoas. As suas esculturas reproduzem fielmente os detalhes do corpo humano, mas  ele joga com a escala para produzir desconcertantes imagens visuais. 
Em suas obras Ron utiliza resina, fibra de vidro, silicone, argila. Os cabelos e pelos são colocados um a um.  As esculturas são feitas manualmente, quando muito grandes ele recebe a ajuda de assistentes.Primeiro são moldadas em argila, depois fundidas em silicone a partir de um molde, por último, tem cabelos e os olhos implantados, além de receberem roupas e acessórios. Ron pinta a íris dos olhos a mão e depois recobre essa pintura com uma esfera de vidro ou resina transparente.Sendo as camadas de fora da pele mais translúcidas, as esculturas ganham uma textura parecida com gente de verdade."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ron_Mueck

E claro, como todo visitante eu não podia sair sem tirar algumas fotos:
 Mácara II (Mask II) 2002 




 À deriva ( Drift) -2009

 Juventude (Youth) -2009
 Casal sob um guarda-sol ( Couple under an umbrella )- 2013
 Mulher com galhos ( Woman with sticks) -2008


Homem em um barco ( Man in a Boat) -2002 
Mulher com as compras ( Woman with shopping) -2013

Natureza morta ( Still life) -2009





Apesar de ficar muito tempo na fila, posso dizer que valeu a pena. As obras são incríveis e o acervo da pinacoteca é muito bom. Se você for não se esqueça de conhecer todo acervo.  Se  tiver a oportunidade, a exposição de Ron Mueck continua até Fevereiro (22). Em breve comentarei sobre dois lugares ótimos para visitar: Catavento Cultural e MASP. Afinal arte é tudo de bom, assim como a literatura é arte. Na minha opinião tudo que expressa sentimento ou retrata a imaginação é arte. E então isso é arte.  E você? Pode até não ser um Ron Mueck ou um Picasso, mas tenho certeza de que existe um artista interior aí dentro. Se expresse, conheça, se descubra e faça arte!
Até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário