sábado, 12 de dezembro de 2015

Quem inventou a perfeição?

Antes de tudo é essencial entender o que é perfeição. Segundo o dicionário pode ser: "Qualidade da alma e do corpo." ou "O grau de excelência, bondade ou beleza a que pode chegar alguma coisa." ou "Ato de aperfeiçoar alguma coisa.".
São três conceitos consideravelmente diferentes e pode se dizer que estão longe do que perpetua no imaginário popular. A maioria das pessoas quando pensa em perfeição pensa em uma excelência suprema. Talvez por influência da ideia de perfeição Grega que muito paira no Ocidente. Mas veja bem, o que é perfeito? A natureza é o conceito mais concreto que existe de perfeição, pois tudo nela se auto-rege de forma magnífica e bela.
Nós pessoas não somos perfeitas, não somos estátuas gregas, não somos deuses nem super-heróis. Na verdade somos animais feito de redemoinhos de pensamentos, isso é o que nos torna fascinantes. O funcionamento do nosso corpo, nossa mente, é tudo tão brilhante. Porque raios deve haver um padrão do belo, cada um tem um gosto e isso é ótimo! 
Mas tudo isso para voltar à pergunta título: “Quem inventou a perfeição?". Esse alguém somos eu e você, nós é que inventamos o perfeito. Esse é um conceito muito pessoal, pra cada um de nós existe uma ideia de ápice, ideia que aliás deveríamos sempre confrontar. Mas a sociedade tenta taxar o que precisamos ser ou fazer, tipo com aquelas listinhas de coisas que você tem que fazer, você não tem que fazer coisa nenhuma. É natural gostarmos de algo e dizer: "Você deveria-poderia fazer isso." Agora, abaixo a ditadura do você tem que.
Somos seres humanos e devemos entender que o padrão da perfeição é inalcançável, e enquanto não nos descobrirmos e nos questionarmos, continuaremos na ditadura da perfeição. Buscar ser seu melhor é incrível, mas devemos fazer isso não por um padrão ou obrigação, mas por consciência. Defeitos foram feitos para nos desafiar e assim podermos ser cada dia indivíduos mais compreensíveis e importantes no mundo. Enquanto encararmos os problemas, falhas ou defeitos como opostos a ideia de perfeição estaremos estagnados e presos numa realidade entediante e irreal.
"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito."

- Fernando Pessoa



Nenhum comentário:

Postar um comentário