terça-feira, 19 de abril de 2016

Comemorações do mês


Marmelada de banana, bananada de goiaba, Goiabada de marmelo... É só começar a tocar essa música que todo mundo volta a ser criança, não é mesmo? Monteiro Lobato, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Pedro Bandeira, Cecília Meireles, Ziraldo, Maurício de Souza, Maria Clara Machado e Lygia Bojunga são só alguns dos autores que preenchem o universo da literatura infantil nacional. 
Bem, mas a homenagem hoje vai para dois escritores, o primeiro já contemplado na abertura dessa matéria, Monteiro Lobato, e seu vínculo com o Dia Nacional do Livro Infantil (18-04). Instituído em 2002, o dia de nascimento de Lobato se tornou mais um marco para o mês da literatura infantil. Lobato foi o primeiro escritor brasileiro a se preocupar com esse público alvo e fez seu trabalho com louvor, tanto que Sítio do Pica- Pau amarelo (nascido em 1920) se tornou uma obra eternizada percorrendo gerações e gerações. Há outro detalhe que torna sua obra tão peculiar e brasileira, a cultura fica clara pelo folclore, costumes e até hábitos alimentares.
E é então que chegamos à pergunta: Mas porque Abril é o mês da literatura infantil? Porque também dia 02-04 se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil, sendo que essa é a data em que nasceu o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen(1805). Ele foi primeiro a adaptar histórias para o público infantil, sendo autor dos clássicos "O Patinho Feio", 'A Pequena Sereia" e "A Polegarzinha". A data foi instituída pela “International Board on Books for Young People” - IBBY ( Junta Internacional de Livros para Crianças) em 1967. Neste mês, a organizaçãorealiza uma série de eventos como o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil.  A IBBY escolhe um escritor infantil de um dos 75 países que representa para homenagear. Em 2016, o escolhido foi Monteiro Lobato. 
A literatura infantil é essencial na construção da infância de cada um de nós e no incentivo da leitura em geral. Quanto mais cedo se toma gosto pela leitura, mas poderemos aproveitar da mesma. Aliás, nunca é tarde para ler os clássicos infantis, mesma se não for mais tão criança assim. Além disso, temos como obrigação moral repassar esse universo lindo da leitura infantil para nossos filhos, sobrinhos, netos, enfim, para geração futura. Quem sabe se o mundo fosse um pouco mais leitor teríamos mais compreensão e diálogo.


Parte II
Falando de cultura, porque não falar sobre o Dia do Índio? Criada em 1943 a comemoração do dia 19 de abril surgiu durante o governo de Getúlio Vargas. A data foi proposta em 1940 pelas lideranças indígenas no “Primeiro Congresso Indigenista Interamericano” no México. Eles haviam faltado os dois primeiros dias do congresso com receio de não serem ouvidos e só apareceram no dia 19 de Abril. E depois, O Brasil passou a adotar a data.
Nesse dia ocorrem várias comemorações, especialmente nas escolas e museus, em memória a cultura indígena.  Essa data é muito importante para refletirmos sobre a preservação da cultura indígena e respeito aos povos indígenas ainda existentes. É triste ver como muito da cultura nacional esta sendo perdida aos poucos. E é nesse ponto em que entra a educação, mais uma vez temos a obrigação moral de ensinar nossas crianças o respeito à cultura indígena e sua importância na formação do país. E claro, porque não vamos nós mesmos começarmos refletindo e tomando conhecimento da nossa cultura nacional?




Fonte: 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_do_Livro_Infantil
http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro-infantil.htm
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_do_indio.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_%C3%8Dndio

Nenhum comentário:

Postar um comentário