sábado, 23 de abril de 2016

Mais comemorações do mês de Abril

Há 400 anos um grande escritor nos deixava. Mas apenas em vida, pois sua obra perpetua até hoje e permanece mais do que viva em nossos corações. No dia 23 de Abril ele veio a terra e nesse mesmo dia 52 anos depois nos deixou. Isso é claro, é uma data registrada, não necessariamente verídica. Ainda sim, é nesse dia que William Shakespeare é lembrado, além dos 364(365 nos bissextos) dias que ele se manifesta em toda cultura e literatura.
Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por esse homem, pelas suas palavras, é claro, haha. Shakespeare sabia como narrar comédia e tragédia. Escrever peças e sonetos. Sabia explorar a essência humana. Falou sobre amor, dor, alegria e até loucura. Era um homem claramente a frente de seu tempo.  
Conheci sua obra é claro através do seu Magnum Opus, Romeu e Julieta. Afinal, quem nunca ouviu chamar queijo e goiabada de Romeu e Julieta. Ou nunca assistiu alguma adaptação cinematográfica, literária ou teatral da obra. O mundo das artes está cheio desse autor. Bebemos diariamente do seu sangue e suor. Ainda que nas outras obras 'menos" ( se assim posso dizer) conhecidas, pois bem talvez você nunca tenha lido Otelo, mas certamente tem conhecimento da obra Dom Casmurro de Machado de Assis ( claramente inspirada pela obra do autor renascentista). Ou ainda nunca tenha ouvido falar de Macbeth, entretanto sabe quem foi Freud, que séculos depois estudaria a psiquê já explorada nessa obra. Digo ainda mais, pode sequer saber quem é A Megera Domada, por outro lado, estou certa que canta a música I LOVE YOU BABY do filme 10 Coisas que odeio em você, releitura dessa obra. Isso só para começo.
Quanto a minha visão pessoal, Shakespeare foi um grande influenciador para mim ainda no começo da minha escrita. E tenho certeza mais do que absoluta que vem influenciando autores há muitos séculos ( uns 4 pra ser mais específica). Ele foi e ainda é uma inspiração para a diversidade na minha obra. 
É uma grande tristeza como mal estudamos Shakespeare na escola. Primeiro, é que literatura inglesa não é enfoque no Brasil. Segundo, porque ele não se enquadra em nenhuma escola literária que estudamos. Ainda assim, seria de grande proveito nos debruçarmos mais um pouco sobre ele. Muito do imaginário popular seriam de nossa compreensão se assim fosse, mas existem certas coisas que estão acima das nossas limitações. Por outro lado, podemos comprar seus livros a preços acessíveis, ler on-line (já que são de domínio público), assistir filmes e peças sobre suas obras. 
Para concluir minha homenagem, antes que eu comece a elogiá-lo e isso ficar chato, vamos a algumas informações e curiosidades sobre esse brilhante escritor.

William Shakespeare (Stratford-upon-Avon23 de abril de 1564 — Stratford-upon-Avon23 de abril de 1616) foi um poeta,dramaturgo e ator inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo
 Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. (E antes que perguntem, não é a atriz Anne Hathaway, mas o nome da atriz é um homenagem a esposa do dramaturgo)
 Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men
Neste período, o contexto histórico favorecia o desenvolvimento cultural e artístico, pois a Inglaterra vivia os tempos de ouro sob o reinado da rainha Elizabeth I.
Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói. No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

Em termos de tradução, vendas e estudos Shakespeare só perde para a Bíblia, e fica a frente de tópicos como Comunismo, Islamismo e Judaísmo. Um artigo publicado diz que as três figuras mais estudadas na história são Jesus, Napoleão e Hamlet.
"Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor.

William Shakespeare- Romeu e Julieta

Fontes:
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=202
https://pt.wikipedia.org/wiki/William_Shakespeare


Parte II- Miguel de Cervantes
Como se não bastasse, além de ser o dia de morte do nosso queridinho já comentado, nesse mesmo dia, do mesmo ano, nos despedimos de Miguel de Cervantes. Ele é nada mais do que o escritor de Dom Quixote, mais um clássico da literatura. Ah, não vai me dizer  que não se lembra do 'Cavaleiro" cheio de imaginação e seu fiel escudeiro Sancho Pança e sua amada Dulcineia?

Essa é outra obra que perpetua no imaginário popular. Cenas clássicas como a sua luta contra Moinhos de Vento constroem essa personagem tão caricata e psicologamente inusitada. Cervantes praticamente reconstrói os romances de cavalaria com uma boa dose de comédia e loucura. Não foi tão cedo quando com Shakespeare que li Cervantes, mesmo assim devo dizer que sua obra mexeu bastante comigo e pude senti-la me influenciar, especialmente quando se trata da psiquê/imaginário dos personagens.
Dom Quixote é uma obra que todos deviam tomar conhecimento e ler uma vez na vida. O escritor escreveu mais algumas peças, poesias e o romance La Galatea. Seu nome é tão importante na Espanha, que o Dia do Livro na Espanha se comemora no dia de sua morte. Segue um resumo de um pouco de quem ele foi e curiosidades.

Miguel de Cervantes Saavedra (Alcalá de Henares29 de setembro de 1547 – Madrid22-23 de abril de 1616)  foi romancistadramaturgo e poeta castelhano. A sua obra-primaDom Quixote, muitas vezes considerada o primeiro romance moderno, é um clássico da literatura ocidental e é regularmente considerada um dos melhores romances já escritos. O seu trabalho é considerado entre os mais importantes em toda a literatura, e sua influência sobre a língua castelhana tem sido tão grande que o castelhano é frequentemente chamado de La lengua de Cervantes (A língua de Cervantes).
Em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte não aparece até 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha

Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Cervantes
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do


Nenhum comentário:

Postar um comentário