quarta-feira, 8 de março de 2017

Breve Reflexão Sobre O Dia da Mulher

Resultado de imagem para mulher imagem dia frida kahloPensei, pensei e pensei... E no final das contas, nesse dia, decidi fazer uma breve análise crítica do dia da mulher.  Buscarei ser sucinta e ainda assim reflexiva.
Ser mulher não é simples, ainda que ser "ser humano" de modo geral não o seja. Não me agrada a ideia de que a busca por espaço da mulher possa ser redutora do homem ou qualquer coisa do tipo. Não creio que seja esse o objetivo do feminismo. Mas isso será pauta para outra conversa.
Ainda, tendo em vista os desafios diários dessa mulher tão estereotipada pela sociedade, me pergunto porque seria tão importante ter um dia para nós? E imediatamente respondo com minha opinião: porque é válido ter um dia como representatividade. Porém, sinceramente, se você não pensa desse modo, não tem problema algum. Porque no fim das contas, somos mulheres, seres de direitos e deveres, todos os dias.
Sem estender muito essa reflexão, trago a diferença entre moral e ética. Moral é o pensamento cultural e pessoal, enquanto a ética é o modo com que nos relacionamos entre nós mesmos, ou seja uma gama de 'morais'. E o que isso tem de relação com o tema? Basicamente tudo!
Sou bastante consciente de que a moral é tão varíavel que dificilmente alguém chegaria a um acordo. Mas tenho pleno entendimento da importância da ética na sociedade. A questão traga hoje, aqui, no dia da mulher é que: se você gosta de presentear nesse dia, ganhar mimos, falar sobre seus direitos (aliás, a instituição do dia muito tem a ver com eles), mostrar sua igualdade ou ainda apenas ignorar a existência dele (ainda que isso me pareça difícil); ótimo, não há problema algum nisso. Apenas não vamos deixar de lado o respeito, a valorização da mulher, o bom senso e a equidade durante o ano todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário