quarta-feira, 15 de março de 2017

Sim, feminista!- Análise a luz do livro "Sejamos Todos Feministas"-Chimamanda Ngozi Adichie

Há cerca de dois anos abordei esse mesmo assunto, ainda que na época não possuísse tanto conhecimento sobre o tema quanto possuo hoje. Antes de começar a discorrer sobre o que penso agora, acho válido mencionar porque eu me posicionava diferente antes e no que mudei. Sempre detestei tarjas, etiquetas ou qualquer outro tipo de coisa que nos prendam a uma opinião estigmatizada. Admito que ainda tenho certa aversão por isso, mas compreendo a necessidade de se posicionar algumas vezes, mesmo correndo o risco de ser mal interpretada.
Imagem relacionadaEsclarecida de uma vez essa situação, parto para o novo problema a ser abordado: o que é ser feminista, afinal? Nos dias de hoje, o feminismo carrega uma bagagem muito grande, e quando tratamos sobre ele, é preciso deixar os preconceitos de lado. O discurso da feminista nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, redigido em forma do livro intitulado "Sejamos todos feministas", resume bem forma que enxergo esse termo  "A meu ver, feminista é o homem ou a mulher que diz: 'Sim, existe um problema de gênero ainda hoje e temos que resolvê-lo, temos que melhorar'. Todos nós, mulheres e homens, temos que melhorar" .
Entendo o receio das pessoas em tomar um posicionamento, ou ainda daqueles que preferem se abster, mas sabe, ser feminista é algo que só se entende vivendo. No momento em que você percebe que predominantemente as mulheres é quem cozinham ou cuidam em casa (o que nem sempre é por gosto ou prazer), em como são minoria nos altos cargos (principalmente das gerações mais antigas) e que a mulher é extremamente objetificada nos filmes e músicas é que sente o baque. Ouvir as pessoas falando que não contratam mulheres porque elas não dão conta do serviço pesado, e pior, vê-las aceitando isso como verdade é horrível. 
Essas são só algumas situações as quais a mulher passa em sociedade que despertam esse sentimento de que algo precisa ser mudado. Porém, calma, antes que alguém se levante e me chame de mal-amada, frescurenta, geração mi-mi-mi ou qual quer outro termo pejorativo, deixe-me mostrar o outro lado da história.  Os homens, por sua vez, também são atingidos pelo problema da desigualdade de gênero. Essa postura de machão exigida para eles não me parece nada confortável, quantas vezes não ouvi piadinhas sobre meninos que gostavam de cozinhar ou eram românticos? Alguém gosta de ser ridicularizado ou obrigado a se portar de modo desconfortável?  Isso só para começo de conversa, ou seja, só o superficial. Todo esse contexto me deixa extremamente triste, mesmo quando não me atinge.
Ainda na semana passada, no dia da mulher, ouvi uma conversa vinda de dois rapazes que me soou curiosa. Um deles estava indignado com a necessidade das mulheres de se posicionarem como feministas. Fiquei quieta, e mesmo evitando ouvir conversa alheia, o tema me chamou a atenção, portanto permaneci atenta. Logo, este explicou que achava que homens e mulheres eram iguais e não lhe importava quem fazia o serviço no emprego, porque as mulheres podiam fazer até melhor do que os homens, e falou ainda que cada um veste o que desejar. De certo modo achei engraçado, ele quem dizia não entender o feminismo partia da mesma premissa que este. Penso que ser feminista não esteja apenas em ler "O Segundo Sexo" de Beauvoir, livro que me tem feito refletir muito por sinal, postar frequentemente sobre o tema ou corrigir atos machistas ( ainda que esse seja o reflexo prático da interiorização do conceito); Mas está em entender que os seres humanos deveriam ser mais iguais o possível e que não é saudável aceitar condutar agressivas, preconceituosas ou sexistas só por receio ou por um visão cega da realidade. Porém, como feminista que aceito dizer que sou, digo, me interessa mais as suas atitudes e seu pensamento do que se você se intitula como feminista ou não. 
"A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos."-Chimamanda Ngozi Adichie

Nenhum comentário:

Postar um comentário